quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ELIAS

ELIAS

I Reis 17:1-18:1, I Reis 18:17-46, II Reis 2:1-11
Versículo para memorização - I Reis 18:21
No início do reinado de Acabe sobre Israel, havia um homem de Deus, um profeta cujo nome era Elias, e que entrou em cena violentamente. Sua vida era marcada especialmente por duas qualidades: primeiro por sua obediência a Deus em situações estranhas e penosas e, depois, por sua coragem em face às adversidades.
O primeiro anúncio que vemos Elias fazendo é que não choveria durante três anos e meio. Em seguida, em obediência a Deus, ele partiu e escondeu-se nas proximidades de um riacho, em Querite. Dirigiu-se para lá sem nenhuma provisão, pois Deus havia prometido que corvos levar-lhe-iam carne e pão duas vezes por dia, que fizeram, e tomava da água do riacho.
Depois disso, o riacho secou e Deus o enviou a Sarepta, à casa de uma pobre viúva que estava para morrer de fome. Ela estava juntando gravetos para preparar sua última refeição e azeite que tinha, para se e seu filho. Deus, através de Elias, ordenou que primeiramente fizesse um pequeno bolo a Elias. Isso, sem dúvida, pareceu estranho, mas muitas vezes Deus realiza ações de maneiras estranhas. Ela foi obediente pela fé e Deus a abençoou. Conseqüentemente, houve sempre um pouco de farinha no barril e azeite na botija até que a estiagem de três anos e meio terminou.
No fim do período de três anos e meio, Elias, através da palavra de Deus, teve Acabe reunir todo o povo de Israel, como também os profetas de Baal e os profetas de Asera, totalizando 850 homens, no monte Carmelo. Lá, Elias confirmou Deus, através de um milagre, e em seguida matou todos os falsos profetas. Depois disso, Deus mandou chuva sobre Israel.
Após essa grande vitória sobre Acabe, você esperaria que Elias fosse excepcionalmente forte, mas o vemos esconder-se de medo perante Jezabel. Quando Deus finalizou seu plano com Elias, levou-o para o céu, ainda vivo, em um redemoinho, numa carruagem de fogo. Eliseu observou Elias sendo levado, pois Deus estava preparando Eliseu para ocupar seu posto.
Hoje tudo foi extremamente especial... Que experiência LINDA... uffa não tenho palavras apenas a emoção...